sexta-feira, 29 de maio de 2009

Democracia

Era só o que faltava, impedirem o CQC de entrar no Senado. Transparência ao extremo. Se começar com essa história de censura... Conto até com a possibilidade de ditadura, ou até uma nova tentativa de implantar algo como o socialismo. Aquele em que todos são um povão, uma massa sem condições, e em que o poder de decisão é exclusivo de uns poucos. Não que já não esteja quase assim, mas ainda tem um resquício de classe média e uma relativa liberdade de expressão. A exemplo do CQC.
O Lula fala de novo em reeleição, e ainda diz "São vocês que estão dizendo, e a voz do povo é a voz de Deus." E o povão festeja. Com os programas tapa-buraco, ele vai longe.
Uma iniciativa que eu admiro muito é o projeto Você escolhe. Ele Governa?, de um grupo de amigos. Durante a época de eleição, eles fizeram peças de teatro ao ar livre, buscando conscientizar as pessoas sobre a escolha do candidato e, principalmente, sobre a necessidade de cobrar ação por parte dos eleitos.
Uma outra iniciativa muito legal e que eu não conhecia é a Vigilantes da Democracia, da Rede de Participação Política do Empresariado e de pesquisadores da UFPR. É um sistema de monitoramento via internet dos representantes eleitos no país. Cada representante tem uma página, que permite acompanhar as ações dos sujeitos. E o principal: Há uma avaliação subjetiva dos políticos a ser feita pelos pesquisadores e internautas, e uma nota média será atribuída a cada um deles. Muito bom.

Nenhum comentário: