segunda-feira, 1 de junho de 2009

Educação


Onde vamos parar?
Professor não é mais respeitado,  e os alunos chegam à quinta série sem saber ler. Isso de não reprovar aluno até a quarta série pode até fazer o governo "economizar", mas o custo na verdade é muito mais alto! É o futuro da nossa nação. Como é que pode? O fato é que o governo não tem interesse nenhum em formar cidadãos críticos, pensantes. E não tem mais a expulsão. Pelo jeito o que resta é ameaçar buscar um juíz quando algum aluno foge demais ao controle. E os professores são xingados, ameaçados e jurados de morte por alunos de 15 anos que traficam drogas na cara dura. É uma palhaçada.
E quando os alunos chagam ao tal do ensino médio, ainda não sabem ler. São analfabetos funcionais; não conseguem extrair informações de um texto simples. Como vão aprender química, matemática, português...? Se tivessem uma base decente, sólida, poderiam muito bem acompanhar as aulas. Mas, do jeito que está, não entendem nada e têm rendimento escolar praticamente nulo. É uma palhaçada.
O segredo é a base. O início da formação é o ponto chave. Quando o aluno já é maduro o suficiente, ele pode procurar saber, e vai procurar saber, pois tem sede de conhecimento. Mas isso só se tiver uma base adequada, ou seja, tiver à sua disposição as ferramentas ideais para entender o mundo ao seu redor com curiosidade e interesse. 

Nenhum comentário: